Os custos de construção aumentaram substancialmente ao longo das últimas décadas. Como resultado, a compra de uma casa existente tornou-se significativamente mais cara do que costumava ser. Em Portugal, este aumento dos custos de construção tem afectado o desenvolvimento imobiliário de várias formas negativas. Estes custos crescentes tornaram mais caro o desenvolvimento imobiliário, mas também forçaram os proprietários de propriedades comerciais a cobrar rendas mais elevadas. Aqui, o empresário português Luis Horta e Costa Empreiteiros imobiliários analisa como o impacto do aumento dos custos de construção afecta o crescente mercado imobiliário português e porque é que isto é importante para os investidores internacionais que procuram ganhar exposição ao mercado imobiliário português.
- Luis Horta e Costa discute os custos de construção
Como mencionado anteriormente, os custos de construção aumentaram substancialmente ao longo das últimas décadas. Os custos de construção em Portugal aumentaram mais de 400% desde o final da década de 1970. Embora isto possa não parecer muito à maioria das pessoas, este aumento dos custos de construção é significativo ao analisar o impacto do aumento dos custos de construção no crescente mercado imobiliário em Portugal. Como resultado, a construção de novas casas em Portugal tornou-se significativamente mais cara do que era em tempos. Horta e Costa diz que este aumento nos custos de construção levou a várias consequências negativas para o mercado imobiliário português.
- Dar aos clientes o que eles não sabem que querem
Luis Horta e Costa diz que os custos de construção têm aumentado devido à falta de planeamento adequado em Portugal. Os promotores são forçados a construir casas mais caras para compensar o elevado custo da construção de novas casas. No entanto, isto levou a uma situação em que os clientes não têm meios para comprar as casas que os promotores estão a construir. Como resultado, estes clientes são obrigados a alugar em vez disso. Horta e Costa acredita na entrega daquilo que os clientes não sabem que querem.
Follow Luis Horta e Costa at Twitter: http://Twitter.com/antonioluishor2